O que é?
Este módulo permite conectar sua loja Magento diretamente com a operadora Cielo, sem a presença de nenhum tipo de intermediário.
Requisitos
É necessário possuir convênio de comércio eletrônico com a Cielo para receber pagamentos online pela operadora. Se você ainda não possui ou não sabe como proceder, consulte o item 1. Homologação.
Recursos
Bandeiras disponíveis (cartões de crédito)
- Visa
- Mastercard
- Diners
- Elo
- Discover
- AMEX
Configurações
- Habilitar a geração de fatura quando pagamento for realizado
- Valor mínimo e máximo de pedido
- Parcelamento via estabelecimento (com e sem juros)
- Valor mínimo de parcela
- Cálculo de juros (compostos)
- Desconto à vista
- Somente autorização ou autorização e captura de pagamentos
- Pagamentos em ambiente de teste da Cielo
Gestão de vendas
- Captura online (até 5 dias após autorização)
- Cancelamento online (até 90 dias após autorização)
- Informações completas do pagamento
Parcelamento
- Crédito à vista (sem parcelamento)
É a modalidade de venda mais conhecida. O estabelecimento recebe o valor da venda realizada em cerca de 30 dias, variando conforme data acordada com a administradora, descontada a tarifa negociada. De outro lado, os portadores também realizam o pagamento ao banco emissor em cerca de 30 dias, variando conforme a data de sua fatura.
- Parcelado Loja
É a forma mais comum de parcelamento, onde a loja financia a compra para o cliente, podendo oferecer parcelamento com ou sem juros com prestações fixas. O estabelecimento deverá informar que trabalhará com vendas parceladas pela loja ao firmar o convênio com a respectiva operadora.
Existe um valor mínimo definido pela operadora para as parcelas, mas o lojista pode definir qualquer valor acima deste como mínimo. Os créditos são depositados parceladamente na conta corrente do estabelecimento.
- Parcelado Administradora (Esta modalidade não está disponível no iPAGARE).
É a modalidade de venda com cartão de crédito que permite parcelamento do valor da compra financiado pelo banco ou administradora que emitiu o cartão. O portador paga suas compras em prestações com juros que são revertidos ao banco ou à administradora. Para o estabelecimento, a venda é tratada como uma operação sem parcelamento e o mesmo recebe o valor total em cerca de 30 dias, variando conforme data acordada com a administradora, descontada a tarifa negociada.
As quantidades mínima e máxima de parcelas e o valor mínimo da parcela são definidos pela instituição emissora. Via de regra, são oferecidas entre 2 e 24 parcelas.
Todos os estabelecimentos estão habilitados a realizar vendas nesta modalidade, exceto bingos e postos de gasolina. A possibilidade de parcelamento é concedida aos portadores de acordo com a linha de crédito que o banco ou a administradora concedeu.
Pré-autorização e Captura
A pré-autorização é o recurso que permite o estabelecimento obter a autorização on-line de débito do cartão de crédito, sem efetivar o débito, mas bloqueando uma parcela do limite do cartão correspondente ao valor pré-autorizado.
Este recurso é especialmente útil quando o estabelecimento necessita do cartão de crédito garantido para então, dentro de um período de tempo necessário, confirmar a disponibilidade do produto/serviço ou confirmar a identidade do comprador.
Para o débito no cartão ser efetivado, a pré-autorização deve ser confirmada (também chamado de capturada) dentro de 5 dias corridos para a operadora Cielo.
Se a pré-autorização não for confirmada (capturada) dentro do seu período de validade, a transação será automaticamente cancelada pela operadora.
Cancelamento e Estorno
O cancelamento de uma transação por cartão de crédito pode ser realizado para qualquer transação em situação de Pré-autorização ou, dependendo da administradora, em até alguns dias após a confirmação (captura) da transação.
Transações que não puderem mais ser canceladas podem ter o valor estornado parcial ou totalmente, em um prazo que varia de operadora para operadora. A operação de estorno, ao contrário da de cancelamento, aparece na fatura do cartão de crédito do cliente.
Os termos “cancelamento” e “estorno” são frequentemente confundidos e utilizados com significados invertidos até mesmo pelas próprias operadoras de cartão.
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