Importante!
A configuração deste passo é muito importante, já que será responsável pela atualização dos status dos pedidos no Magento. Se não for realizada corretamente, alguns pedidos não terão o status corretamente atualizado na sua loja.
Antes de começar, verifique se a URL da tarefa de atualização de pedidos está funcionando em seu servidor, acessando em seu navegador:
http://URL LOJA/ipgbase/cron/index
- se seu site usa ambiente seguro, informe "https";
- se seu site não usa "www" na URL, não informe;
- se seu site usa index.php na URL ficará assim: <URL LOJA>/index.php/ipgbase/cron/index
O que devo fazer ANTES de realizar o agendamento?
Antes de iniciar o agendamento realize os seguintes procedimentos:
1. Exclua os arquivos "system.log" e "exception.log" na pasta <MAGENTO-HOME>/var/log/.
2. Exclua todos os logs do tipo report em <MAGENTO-HOME>/var/report/.
3. Habilite o log do desenvolvedor na administração do Magento.
4. Faça um dump da tabela 'cron_schedule'.
O que devo fazer APÓS o agendamento?
Precisamos nos certificar de que tudo está OK com seu ambiente, siga os seguintes procedimentos:
1. Espere passar 5 minutos do início da próxima hora para que a sonda já tenha sido executada.
2. Confira se há registros na tabela 'cron_schedule'. Se você não tiver certeza que os registros são idênticos aos anteriores, confira com os registros que estão no dump que você gerou.
3. Resultado:
[SUCESSO] Se os registros são diferentes, seu agendamento está OK.
[FALHA] Se não há registros na tabela ou os registros são os mesmos você deve repetir a operação de configuração de agendamento.
A seguir, vamos apresentar algumas formas de realizar o agendamento da tarefa de atualização de pedidos, dependendo do tipo de servidor que você possui.
Servidor dedicado/virtual Linux
Vamos utilizar a CRON do próprio sistema operacional para realizar o agendamento.
1. Acesse o console SSH do servidor
2. Execute a linha de comando "crontab -e". Será aberto para edição o arquivo da CRON do Linux.
3. Insira uma nova linha com o seguinte conteúdo:
*/15 * * * * curl -L -O http://URL LOJA/ipgbase/cron/index
* se a loja usa index.php na URL ficará assim: <URL LOJA>/index.php/ipgbase/cron/index
4. Salve o arquivo. Pronto!
Como saber se o agendamento foi realizado com sucesso?
Abra o arquivo de log do iPAGARE (ipagare-<YYYYMMDD>.log) e verifique se existem as linhas destacadas a seguir:
Outros
Se você utiliza um servidor Windows ou um ambiente de hospedagem compartilhada, você pode entrar em contato com o suporte técnico de sua hospedagem e verificar se é possível realizar o agendamento de uma tarefa, de acordo com as informações a seguir:
Frequência: a cada 15 min
Tarefa: abrir a URL http://<URL LOJA>/ipgbase/cron/index
Caso não seja possível, sugerimos que você utilize o Pingdom (www.pingdom.com), um dos principais e mais confiáveis serviços de monitoração de sites.
Para criar uma conta gratuita no Pingdom e realizar o agendamento da tarefa, siga os passos a seguir:
1. Acesse www.pingdom.com
2. Role a página para baixo e clique no botão "Free signup".
3. Informe o seu e-mail e uma senha.
4. Na próxima página, preencha os dados solicitados.
5. No passo "3. Create a Check", faça o seguinte:
Em URL/IP, informe "http://<URL LOJA>/ipgbase/cron/index"
* se a loja usa index.php na URL ficará assim: <URL LOJA>/index.php/ipgbase/cron/index
Em Name of check, deixe como está.
Em Check Interval, selecione 15 min.
6. Em "Optional Settings", configure a string de retorno "OK", conforme o exemplo abaixo:
7. Confirme a criação da conta clicando em "Create check".
8. Pronto! Para mais informações, consulte a documentação de ajuda do Pingdom.
Como saber se o agendamento foi realizado com sucesso?
1. Abra o arquivo de log do iPAGARE (ipagare-<YYYYMMDD>.log) e verifique se existem as linhas destacadas a seguir:
2. Verifique se o resultado da execução do Pingdom está conforme o exemplo a seguir:
Como diagnosticar algum problema pelo Pingdom?
- Se o Pingdom conseguiu acessar a URL do seu site, mas ocorreu um erro na sua loja.
- Se o Pingdom não encontrou a URL do seu site.
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